cursos-ciencia-de-dados

11 melhores Cursos de Ciência de Dados

Na era dos dados, direcionar sua carreira para Data Science pode ser uma cartada certa. Para isso, veja a lista com o top 10 cursos de Ciência de Dados disponíveis no mercado!

Com o avanço das ferramentas digitais, principalmente as relacionadas à entrega de publicidade e metrificação, a quantidade de dados gerados e processados aumentou exponencialmente.

Cada ação, cada clique, cada segundo acessado na página se torna um dado com potencial de ser explorado.

Mas para que eu te guie nessa conversa, vou deixar uma frase do matemático britânico Clive Humby:

“Os dados são o novo petróleo”.

Clive Humby

Essa frase é bem conhecida, mas o detalhe é que falta um pedaço para concluir o pensamento do matemático.

Ele termina dizendo que: “Sem processamento, os dados não podem ser usados; dados devem ser analisados para ter algum valor”. Assim como o petróleo bruto, que não tem valor, os dados também precisam ser processados para se tornarem valiosos.

Agora que você entendeu a importância de trabalhar em cima dessas informações geradas, vou te apresentar os melhores cursos de ciências de dados!

Cientista de dados: tudo o que você precisa para se tornar um!

Pós PUCPR Digital: Ciência de Dados, Arquitetura de Software e Cybersecurity 

Vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Pós PUCPR Digital oferece especializações 100% online com professores que são referência dentro e fora do Brasil.

O curso “Ciência de Dados, Arquitetura de Software e Cybersecurity” prepara o aluno para construir sistemas,

escolher componentes, direcionar estratégias, fazer migrações e desenvolver ambientes seguros.

Os assuntos abordados são:

  • Jornada DevOps;
  • CyberSecurity;
  • Cloud computing;
  • Arquitetura datalake;
  • Edge computing;
  • Agile data science;
  • E muito mais.

A pós-graduação em arquitetura de software tem carga horária de 360h. Ao concluir o curso, o aluno recebe o título de especialista e um certificado reconhecido pelo MEC.

Udacity: Data Scientist

udacity-cientiste-de-dados

A Udacity é uma plataforma de ensino para carreiras do futuro. Ela é conhecida como a Universidade do Vale do Silício, possuindo parcerias com empresas com Google, Amazon e Facebook.

O “nanodegree” para Cientista de Dados tem foco no ganho de experiência do aluno, com o desenvolvimento de projetos e acompanhamento de mentores e especialistas do setor.

Também possui a promessa de que além da experiência, o aluno possa sair do curso com um portfólio montado e dê um salto em sua carreira de ciência de dados.

O tempo estimado de conclusão é de 4 meses, com 10 horas semanais de aulas. A formação é dividida entre 5 cursos internos, que são feitos um em seguida do outro.

Por ser uma formação mais avançada, existem alguns pré-requisitos. Por exemplo, essa formação exige conhecimento em Pytohn, SQL, Git e GitHub, conhecimentos em probabilidade e estatística, matemática, machine learning, entre outros.

O acesso ao curso depende da data de início, porém é possível acessar os materiais introdutórios no momento do pagamento.

Falando nisso, a Udacity possui um preço definido pelo período estimado de conclusão, mas se o aluno acredita que demorará mais tempo para finalizar, pode optar pelo pagamento mensal, um pouco mais caro.

Udacity: Data Analyst

Com a mesma estrutura do anterior, o “nanodegree” de Data Analyst da Udacity tem como objetivo expor o aluno à experiências variadas durante as aulas, para prepará-lo para o mercado de trabalho.

Assim como as funções de Analista e Cientista de Dados têm diferença, as formações também possuem focos diferentes.

O analista de dados que quiser se formar na Udacity vai aprender a organizar os dados, descobrir padrões e insights, obter e expor conclusões significativas e comunicar claramente sua descobertas.

Nesse sentido, há menos pré requisitos, exigindo apenas conhecimento em bibliotecas de análise de dados de Python e SQL. Essa formação inclusive aprofundará seus conhecimentos nessas ferramentas.

Também estima-se um período de 4 meses para a conclusão da formação, com 10 horas semanais de dedicação.

O método de pagamento é exatamente o mesmo da formação anterior, dependendo da escolha do aluno entre período fechado de 4 meses ou pagamento mensal.

IGTI: Bootcamp Cientista de Dados

bootcamp-ciencia-de-dados-igti

O Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação é uma instituição de ensino superior aprovada pelo MEC, sendo referência nacional em formação para áreas de TI.

O bootcamp é um programa de ensino imersivo que foca nas habilidades mais relevantes de determinada área. A Europa nos emprestou esse modelo de ensino 😉 .

Do mesmo modo, tem como objetivo abordar de forma intensiva conceitos e práticas da ciência de dados, habilitando o aluno para atuar profissionalmente na área.

Os assuntos abordados são:

  • Coleta e obtenção de dados;
  • Fundamentos de Ciências de Dados;
  • Processamento de dados usando o Hadoop e;
  • Técnicas de processamento de Big Data.

Nessa formação, o somatório dos módulos totalizam 148 horas de aula. O modelo abrange desafios semanais que simulam situações do mundo real, além de capacitar o aluno no processo.

Ainda mais, esse curso de ciência de dados pode ser subsidiado pelo programa de bolsas do IGTI. É possível consultar mais informações diretamente no site.

IGTI: MBA em Ciência de Dados

Do mesmo instituto, mas com um objetivo diferente, a pós-graduação de ciência de dados do IGTI também está nessa lista!

Com 93% de retenção de alunos, o MBA em ciências de dados foca em inovação e projetos práticos, aprimorando as habilidades do profissional ainda mais.

Os assuntos abordados neste MBA:

  • Fundamentos em Big Data;
  • Análise Estatística de Dados;
  • Consolidação da Inteligência e Modelagem Estrutural da Web;
  • Soluções com Spark;
  • E muitos outros.

Nesse sentido, um projeto aplicado substitui o tradicional trabalho de conclusão de curso, que pode ser na área de Dados da WEB, Fluxos Contínuos ou Dados Modelados por Grafos.

Por se tratar de uma pós-graduação, o MBA em ciências de dados possui 8 meses de duração e exige um investimento maior que os outros cursos apresentados aqui. Acesse o site para conferir.

Coursera: Applied Data Science with Python

cursos-coursera-ciencias-de-dados

O programa de cursos integrados da Coursera contém várias formações que capacitam o aluno em todas as áreas do tema escolhido.

O foco deste programa é dominar o Python e suas ferramentas voltadas para ciência de dados. Cada um dos 5 cursos inclusos têm foco em um conhecimento, como Machine Learning, Text Mining, representação de dados e um módulo só para o aprendizado de Python.

Do mesmo modo, os professores e assistentes são pesquisadores ativos dos programas insitucionais da Universidade de Michigan.

Para completar todos os cursos, é sugerido um período de 5 meses, com 7 horas por semana de dedicação, mas vai do perfil do aluno.

Esse curso faz parte do Coursera Plus, que é uma assinatura onde você paga uma taxa fixa por mês e recebe acesso à todos os cursos, podendo cancelar a hora que quiser. Todavia, há um período de 7 dias para testes.

Coursera: Certificado Profissional de Ciências de Dados da IBM

Ainda na Coursera, o certificado profissional de ciência de dados oferecido pela IBM é muito interessante para se ter no currículo.

Nessa certificação, o aluno vai entrar em contato com conhecimentos básicos sobre ciência de dados, conhecer suas ferramentas e aprender a usá-las.

Num segundo momento, após dominar as ferramentas, serão apresentadas as metodologias que vão garantir que os dados usados ​​na resolução de problemas sejam relevantes, além de ensinar o profissional à pensar como um cientista de dados!

Por fim, o ensino das linguagens de programação voltadas a ciência de dados. Além de banco de dados e SQL, será ensinado Python para:

  • Inteligência artificial;
  • Análise de dados;
  • Visualização de dados e;
  • Aprendizagem automática.

São estimados 10 meses para completar o curso, com dedicação semanal de 5 horas, o que pode ser encurtado, dependendo do perfil do aluno.

Essa certificação não faz parte do Coursera Plus, por isso há um custo fixo por mês exclusivo para ela. Por isso, quanto mais rápido o curso for completado, menos dinheiro será necessário para receber uma certificação da IBM para Ciência de Dados.

Coursera: Data Science Fundamentals with Python and SQL

Mais um curso da Coursera, para completar o pacote dos melhores cursos de ciências de dados dessa plataforma.

Os Fundamentos de Ciência de Dados com Python e SQL é uma formação um pouco mais básica do que as outras apresentadas aqui. Como é um programa de cursos integrados, é composto por:

  • Ferramentas para Ciência de Dados;
  • Python para Ciência de Dados e Inteligência Artificial;
  • Estatística para ciência de dados com Python e;
  • Banco de dados e SQL para Ciência de Dados.

Ele possui boa parte das formações do certificado da IBM, porém é menor e mais rápido de ser realizado. Mesmo assim, a plataforma sugere 10 meses para completar, com 5 horas semanais de dedicação.

Novamente, é necessário desembolsar um valor específico para fazer esse curso, pois ele não faz parte do Coursera Plus. É possível fazer um teste de 7 dias e ver se é o que o aluno procura.

Data Science Academy: Formação de Cientista de Dados

curso-data-science-academy

A Data Science Academy é a maior plataforma de ensino online de Ciência de Dados da América Latina. Seu conteúdo possui alto nível e é 100% em português, diferente da maioria dos outros cursos de ciências de dados apresentados aqui.

Com a duração estimada de 432 horas de curso, a formação promete a execução de 26 projetos profissionais e uma certificação após a conclusão do curso.

Seja como for, seus ensinamentos saem um pouco da linha de “Python+SQL” e parte para uma área mais aprofundada e técnica, como:

  • Análise de Big Data com R e Azure Machine Learning;
  • Análise em tempo real de Big Data com Python (olha ele aí!) e Spark;
  • Engenharia de Dados com Hadoop e Spark;
  • Machine Learning e;
  • Business Analytics e visualização de dados (Dashboards);

E há um bônus para os 5 melhores projetos finais da formação: eles serão selecionados para a criação de uma Startup! Isso mesmo! E mesmo que não selecionem seu projeto, você poderá ser chamado para trabalhar junto desses times!

Alura: Formação Data Science

alura-data-science

Alura é uma plataforma bem conhecida entre os desenvolvedores. Há uma infinidade de cursos e formações incluídas no plano.

Uma delas é a formação em ciência de dados! Com uma metodologia de ensino que mescla vídeos do youtube, vídeo-aulas de conteúdo, leitura de artigos, podcasts e até lives, a Alura inova nesse sentido e agrada pessoas que aprendem de diversas formas e não somente através de vídeos.

Dentro do escopo, o aluno inicia com os fundamentos de data science e de Python, passando para séries temporais e análise de dados com regressão linear.

Depois, passam conhecimentos sobre a visualização e apresentação dos dados trabalhados, partindo para os testes e por fim, as aplicações do conhecimento.

No geral, é um curso um pouco mais generalista, não se aprofundando muito em determinada técnica ou tecnologia, mas dando uma noção de toda a capacidade da área que é a ciência de dados!

Isso se prova com a carga horário da formação: 130 horas!

O modelo financeiro da alura é a assinatura anual, com acesso a todos os materiais e os mais de 1250 cursos disponíveis.

DataCamp: Data Scientist with Python

curso-data-camp-ciencia-de-dados

A plataforma DataCamp é especialista no ensino de ciências de dados, sempre por meio de linguagens de programação como Python, R, Scala, SQL e outras.

Da mesma forma, possui um ambiente virtual que executa as ferramentas e linguagens. Além de todas as facilidades que um curso online oferece.

O a trilha de carreira de 88 horas vai ensinar ao aluno as habilidades necessários em Python para ter sucesso na carreira de cientista de dados, sem pré-requisitos.

É um dos cursos que possui mais variedade de conteúdos nessa lista, abordando 28 módulos que incluem:

  • Análise e manipulação de dados de programas de TV como Super Bowl e The Office;
  • Diversos níveis de Python e suas blibliotecas (Panda, Matplotlib, Seaborn, etc.) e;
  • Importação, limpeza, análise e aprendizado de máquina com dados e Python.

Ou seja, além de muitos temas mais específicos, consegue juntar tecnologias atuais.

A assinatura da DataCamp também é anual, com um preço em dólar. É possível utilizar a versão grátis para acessar o primeiro capítulo de qualquer curso, mas o restante exige pagamento.

Bônus: Cursos de Ciência de Dados Gratuitos

Depois de conhecer os 10 melhores cursos de ciência de dados que eu apresentei, você pode ter ficado chateado por não haver tantas opções gratuitas e/ou em português na lista.

Pensando nisso, resolvi ir atrás de algumas alternativas grátis e nacionais para quem quer iniciar no mundo dos dados.

Seja um Data Scientist

A primeira delas é um canal no youtube chamado “Seja um Data Scientist”, criado por Meigarom Lopes.

É um canal relativamente recente, mas já foi capaz de chamar a atenção pela qualidade dos conteúdos, ótimos para quem tem interesse em iniciar nessa área.

O canal conta com mais de 60 vídeos e aborda diversos conceitos muito práticos para aprendizado do interessado.

freeCodeCamp.org: cursos de ciências de dados

freecodecamp-bonus

A plataforma da freeCodeCamp possui muita relevância no mercado da tecnologia por disponibilizar milhares de cursos e conhecimentos totalmente gratuitos.

Ao pesquisar por “data science”, encontramos resultados introdutórios, como montar portfólio, fundamentos Python para ciência de dados, Agile Framework em ciência de dados e uma infinidade de outros cursos relacionados. Vale a pena conferir!

Onde encontrar vagas para trabalhar com Ciência de Dados

Após a sua especialização em um dos muitos cursos que foram apresentados, pode surgir o interesse em encontrar uma oportunidade de aplicar seus novos conhecimentos.

Se você pensa em mudar de emprego ou está procurando um nessa área, tenho mais uma recomendação para você: a Geekhunter.

Na Geekhunter, você vai encontrar as melhores de vagas para profissionais de ciência de dados do mercado!

Com um processo transparente, ágil e efetivo, os profissionais da Geekhunter irão ajudá-lo a encontrar a vaga que mais se encaixa no seu perfil, na melhor empresa possível!

Crie seu perfil grátis na plataforma da Geekhunter! Você ficará visível para as melhores empresas que querem contratar profissionais de dados!

Compartilhar
You May Also Like