Se preparar para uma entrevista de emprego em TI é fundamental para ter um bom desempenho e agarrar essa oportunidade com todas as forças!
A Tecnologia da Informação (TI) é um dos campos que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Com o mercado aquecido e novas vagas surgindo a todo momento, não é raro encontrarmos cada vez mais pessoas interessadas em começar a trabalhar na área de informática.
Depois da seleção, porém, é hora da etapa mais sensível dos processos seletivos: a entrevista de emprego. Especialmente para vagas de estágio ou de cargos juniores, quando o candidato ainda tem pouca ou nenhuma experiência, essa fase pode ser assustadora — mas ela não precisa ser assim.
Para entender como se preparar e mandar bem na sua entrevista de emprego em TI, continue lendo e confira nossas dicas!
Perguntas comuns em entrevistas de emprego em TI
É importante saber quais serão as possíveis perguntas para você se preparar!
As entrevistas de emprego podem parecer assustadoras, mas a verdade é que a maioria delas segue um roteiro mais ou menos estruturado. Por isso, o candidato que se prepara tem mais chances de se sair bem.
Abaixo, separamos algumas das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego na área de Tecnologia da Informação. Lembre-se que o processo é dividido em duas entrevistas: a geral e a técnica. Por isso, é importante treinar bastante para ambos os casos.
Entrevista de emprego técnica
Para cargos como os da área de TI, em que é necessário que o candidato tenha pelo menos alguns conhecimentos técnicos e uma curva de aprendizagem mais curta, não é raro que a primeira entrevista do processo seletivo seja a entrevista técnica.
Nela, outros profissionais da área têm como principal objetivo identificar quais conhecimentos o candidato já possui e quais ainda precisará desenvolver. Também é neste momento que o candidato pode falar sobre seus interesses profissionais, seus objetivos e suas expectativas.
Algumas das perguntas mais frequentes são:
- Como você acredita que seus conhecimentos podem ajudar nesta função?
- Conte um pouco sobre a sua experiência em empresas anteriores.
- Você conhece a metodologia SCRUM?
- Fale sobre um trabalho que você acredita que realizou bem e sobre um que não funcionou como você gostaria.
- Quais são as suas referências? Você acompanha algum site ou blog regularmente?
- Quais habilidades e tecnologias você tem interesse em aperfeiçoar?
- Que tipo de projeto te motiva?
- Com quais linguagens de programação você se sente mais confortável?
- Fale sobre um projeto que você ajudou a desenvolver e fez diferença na empresa ou para o cliente.
- Como você lida com prazos?
- Como você costuma resolver problemas de TI?
- Você enviou um código que quebrou o site do cliente. Qual o seu próximo passo?
- Você encontrou um bug enquanto estava fazendo testes e ninguém sabia sobre ele. O que você faria nessa situação?
- Quanto tempo você costuma reservar para testes?
- O que você considera documentação e por que ela é importante?
- O que é XSS e o que você faz para se defender dos ataques?
Lembre-se de responder às perguntas de forma honesta, ressaltando os pontos positivos do seu trabalho e deixando claro como você se imagina na vaga para qual está aplicando.
Entrevista geral ou cultural
Na entrevista geral, o objetivo é identificar se você se adequa à cultura da empresa. Por isso, as perguntas podem ser um pouco mais pessoais e focadas na sua experiência de modo geral, sem que sejam necessárias perguntas técnicas ou específicas da área.
Veja alguns exemplos:
- O que uma empresa deve ter para você querer trabalhar nela?
- Qual foi a última situação difícil que você passou em equipe e como ela foi resolvida?
- O que atraiu você para esta empresa?
- Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Já teve alguma desavença trabalhando com outras pessoas?
- Que tipo de séries, filmes ou músicas você gosta de consumir?
De novo, a chave para se sair bem nesta entrevista de emprego é ser honesto. Nas perguntas em que você puder falar um pouco mais sobre as suas capacidades socioemocionais, não deixe de mencionar as situações em que teve inteligência emocional, criatividade ou em que foi proativo. Soft skills são muito valorizadas pelo mercado de trabalho atual e, em algumas empresas, são tão importantes quanto as hard skills na hora da avaliação.
No entanto, caso não consiga pensar em exemplos que ressaltam essas características, tudo bem! Fale sobre as situações que viveu e saiba que a equipe de RH será capaz de identificar essas habilidades nas entrelinhas.
Como se preparar para uma entrevista de emprego em TI? Veja 3 dicas!
Ter calma nesse momento é fundamental para você ter sucesso!
Agora que você já sabe quais perguntas podem ser feitas durante a sua entrevista de emprego, chegou a hora de se preparar para ela. Abaixo, separamos 3 dicas fundamentais para esse momento. Confira!
1. Lembre-se que a entrevista é apenas uma conversa
Pode parecer difícil de manter isso em mente, mas toda entrevista de emprego é apenas uma conversa com algumas pessoas. Por isso, tente agir com naturalidade e ser você mesmo! Isso faz com que a equipe que está te entrevistando se familiarize com a sua personalidade e te conheça melhor.
2. Conheça a empresa
Antes de chegar na fase da entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa da qual você quer fazer parte. Leia sobre os serviços e produtos oferecidos, entenda quais são os impactos e objetivos do negócio e se informe sobre as suas possíveis funções futuras. Isso demonstra interesse em fazer parte daquele grupo, e também faz com que você saiba dizer por que escolheu aquela vaga, para começar.
3. Não minta
Pode parecer que uma mentirinha pequena não faz diferença na entrevista de emprego, mas isso não é verdade. Dizer que conhece programas ou técnicas específicas pode prejudicar o seu andamento na empresa, além de fazer com que você seja cobrado em atividades que não sabe desenvolver. Por isso, opte sempre pela honestidade e demonstre interesse em aprimorar os seus conhecimentos!
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como se sair bem em uma entrevista de emprego em TI.
Este conteúdo foi elaborado em parceria com a Responde aí.