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Estágio remoto: Uma nova fronteira para estudantes e empresas de TI

Pode parecer um sonho ou história da carochinha a máxima de que hoje você pode iniciar a sua carreira profissional e dar os seus primeiros passos remotamente… Até você descobrir que isso é uma realidade! Sim, isso existe! 

O estágio remoto ganhou um espaço significativo no mercado de trabalho, principalmente na área de TI, onde a flexibilidade e adaptabilidade a novas ferramentas digitais estão em alta.

Não obstante, essa tendência já era vista como alternativa para lidar com o distanciamento social durante o período da COVID-19, só que, ao contrário do que muitos pensavam, o estágio remoto não foi apenas uma solução temporária para aquele momento: Ele revelou-se uma verdadeira revolução, uma nova forma de construir experiência profissional e que agora continua a crescer.

Neste artigo, mergulhamos de cabeça no universo do estágio remoto. Vamos explorar como ele funciona, as oportunidades e desafios que traz, e como ele se tornou a escolha preferida de muitas empresas e estudantes de tecnologia. Continue lendo! 

O que é o estágio remoto e como funciona?

No estágio remoto o estudante realiza todas as atividades que realizaria presencialmente, só que sem a necessidade de comparecer ao escritório, utilizando de tecnologias digitais para se comunicar e entregar tarefas.

No Brasil, a modalidade é regulamentada pela Lei do Estágio (Lei n.º 11.788/2008), que define direitos e deveres de estagiários e empresas, garantindo que o estágio remoto mantenha a mesma validade legal do estágio presencial. É dever da empresa formalizar o contrato e garantir que o estagiário receba orientação e supervisão adequadas.

Benefícios do estágio remoto para estudantes de TI

O estágio remoto contribui bastante para a flexibilidade do estudante, uma vez que ao eliminar a necessidade de deslocamento, o estagiário pode equilibrar melhor as exigências do estágio com seus compromissos acadêmicos. 

Isso permite que o estudante desenvolva outras habilidades, como a de autogestão, organização, definição de prioridades e cumprimento de prazos, competências essas que estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado de TI, onde os profissionais geralmente trabalham de maneira independente.

Outra coisa que o estágio remoto promove é uma ótima oportunidade para construir um portfólio e experiência profissional, onde a capacidade de adaptação do funcionário é verificada e seu preparo para o mercado de trabalho. Isso tudo sem mudar de cidade.

Benefícios do estágio remoto para as empresas

Para as empresas, o estágio remoto amplia o leque de candidatos ao aumentar o raio de localização para outros lugares e regiões. Além disso, acontece a redução de custos com a infraestrutura e pode até melhorar a produtividade dos funcionários, que podem se adaptar perfeitamente à rotina e condições de trabalho. 

Além disso, com o estágio remoto as empresas podem contratar estagiários de diferentes backgrounds, culturas e perfis, o que por sua vez aumenta a diversidade dentro da equipe, contribui para um ambiente de trabalho multicultural e traz novas perspectivas para projetos. Essa variedade de experiências contribui para soluções mais criativas e eficazes, beneficiando os resultados da empresa. Mas com isso, há desafios.

Desafios e soluções para o estágio remoto

Embora o estágio remoto promova flexibilidade e uma dinâmica de aprendizado diferenciada, ele também traz desafios consigo. Mas estes desafios possuem soluções! 

Desafio: Falta da convivência presencial e da construção de vínculos

Um dos maiores desafios do estágio remoto é a falta da convivência presencial entre a equipe e o estagiário, o que pode tornar a criação de conexões um grande desafio. Na ausência de contato direto, a sensação de isolamento pode surgir para o estagiário, que terá dificuldade de compreender o “clima” da organização.

Solução: Crie momentos de conexão e uma cultura de comunicação aberta!

A melhor forma de resolver o desafio da falta de convivência presencial é promover ligações cujo objetivo seja a descontração e convivência para a equipe. Uma cultura de comunicação aberta, onde os estagiários sintam-se à vontade para fazer perguntas e buscar ajuda quando precisarem. Ferramentas como o Slack, Teams e chats podem ser usadas para manter uma interação constante, promovendo uma sensação de proximidade mesmo à distância.

 

Desafio: Ausência de supervisão e autonomia

No presencial, o estagiário geralmente costuma receber orientação constante e tem a oportunidade de observar de perto as atividades dos colegas mais experientes, absorvendo o conhecimento passivamente. No modelo remoto,as coisas complicam um pouco com a falta dessa supervisão e autonomia. Muitos estagiários podem se sentir perdidos, sem saber ao certo como executar tarefas ou a quem recorrer em caso de dúvida.

Solução: Onboarding virtual e acompanhamento contínuo

O processo de onboarding é essencial, durante esse processo, a empresa deve apresentar o estagiário à equipe, aos valores e à cultura da organização, além de fornecer treinamento nas ferramentas e processos que serão utilizados no dia a dia. Sessões de integração com a equipe, mais apresentações sobre os valores e cultura da empresa e treinamentos específicos como por exemplo ferramentas como o Slack são algumas sugestões que podem funcionar e ajudar a integrar mais o estagiário a equipe.

 

Desafio: Limitação no acesso a recursos técnicos

Se a empresa não oferecer suporte em forma de infraestrutura necessária para o estagiário, como equipamentos de última geração, redes seguras e softwares especializados, ele pode ficar perdido e o trabalho corre risco de ficar mais difícil que o normal

Solução: Suporte em equipamentos e acesso a ferramentas na nuvem 

Aqui, ao oferecer equipamentos ou acesso remoto a servidores e softwares essenciais é primordial para o sucesso do estagiário, pois permite que ele tenha uma estrutura com a qual pode contar em casa. Além disso, muitas empresas estão migrando para plataformas em nuvem, que facilitam o acesso seguro e a colaboração em projetos, independentemente da localização do colaborador. Oferecer reembolsos para custos de internet ou energia também pode ser uma forma de auxiliar o estagiário a criar um ambiente de trabalho mais adequado.

 

Além dessas soluções, as empresas podem promover a criação de atividades em grupo e mentorias para garantir que as soft skills e networking dos estagiários estejam em dia e, podem também, estabelecer rotinas como controle de tempo, gestão de tarefas e projetos e criar bloqueadores de distração para aproveitamento máximo. 

Definir metas semanais claras e mensuráveis pode ajudar o estagiário a se manter produtivo e a ter uma visão concreta de seu progresso. Reuniões semanais para revisar essas metas ajudam a ajustar o planejamento de forma a promover um aprendizado constante.

Ferramentas para o estágio remoto

O sucesso do estágio remoto depende do uso de ferramentas que facilitem a comunicação e a organização das atividades e plataformas como Slack, Trello, e Zoom são amplamente utilizadas para garantir a colaboração e o alinhamento entre equipe e estagiário, mesmo à distância. Essas ferramentas permitem que os estagiários acompanhem o andamento dos projetos e que recebam feedback em tempo real, criando um ambiente colaborativo e produtivo e são também utilizadas por quase todos que trabalham remotamente e são intuitivamente fáceis de se usar. 

Como se destacar no estágio remoto

O mais óbvio a se dizer aqui é: demonstre força de vontade de aprender e coloque a mão na massa quando o assunto é trabalho, mas também busque desenvolver habilidades como a proatividade, a comunicação clara e a adaptação a novas tecnologias. Mostrar interesse, buscar feedback e propor ideias são atitudes que demonstram comprometimento e agregam valor à experiência, tornando o estagiário um candidato valioso para futuras oportunidades.

Ou seja: invista nas soft skills! Elas podem parecer não importantes em um mercado que valoriza tanto a produtividade e as hard skills, mas vai por nós, as soft skills serão aquilo que irá te destacar dos demais candidatos.

Conclusão: invista no seu futuro, mesmo que remotamente

O estágio remoto, além de ser uma tendência que só irá crescer daqui para frente, representa também uma oportunidade significativa para os estudantes e empresas de tecnologia. Isso porque, para os estudante a oportunidade aqui é a de crescer profissionalmente, e para as empresas, é uma baita forma de encontrar talentos em qualquer lugar do país (ou do mundo).

Quando muito bem estruturado, o estágio remoto pode proporcionar uma experiência enriquecedora para todas as partes envolvidas e preparar os futuros profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais abrangente e de qualidade. Até a próxima!

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