1. Início
  2. Carreira de programador
  3. O que é Hackathon e por que todo DEV deveria participar?

O que é Hackathon e por que todo DEV deveria participar?

hackathon

Você está procurando maneiras de desenvolver novas habilidades como desenvolvedor ou adquirir mais experiência de forma funcional? O hackathon pode ser o que você precisa. Confira este artigo e descubra o que é hackathon e por que você deveria participar do próximo!

Carreira de TI: como se destacar na multidão?

O que é Hackathon?

A palavra Hackathon deriva da junção de duas outras palavras: “hack”, que significa modificar, melhorar, reprogramar, e “thon”, de maratonar.

De forma conceitual no português, Hackathon nada mais é que uma maratona de programação movimenta o departamento de tecnologia de uma ou mais empresas tendo duração de um dia, um fim de semana ou uma semana inteira variando muito do escopo do evento.

Um hackathon consegue ser uma excelente maneira de produzir soluções inovadoras para as empresas ou selecionar profissionais para ingressar nas empresas.

Inclusive, atualmente, o networking é um ponto forte para os participantes.

Como funciona um Hackathon?

Nos hackathons, além de ter todas as formalidades de todo evento, inscrição etc., existe a montagem de times.

Esse ponto é fundamental para você, existem diversas estratégias para tal, desde já ir com um time pronto sabendo quem você vai escolher de cada área ou escolher os parceiros depois de já ingressar no hackathon.

Os times são compostos por profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, como programadores, designers, gestão de negócios, UX entre outros.

O foco dos times não é desenvolver um produto completo, mas elaborar e desenvolver a ideia e implementar a base da mesma.

Existem 4 etapas básicas que todo time vai percorrer até o término do hackathon, que são:

  1. Entender: Análise do problema, os usuários envolvidos, assim como as dores e
    ganhos para cada um deles;
  2. Idealizar: Hora de formar ideias e soluções que efetivamente resolverão o problema;
  3. Desenvolver: É aqui que suas ideias saem do papel;
  4. Lançar: Todas as equipes apresentam seu produto e que vença o melhor!

Principais tipos de Hackathons

Existem hackathons dos mais variados tipos, principalmente:

  • Desenvolvimento de software: constrói-se um software que busca solucionar um problema específico.
  • Inovações corporativas: neste, o foco não é um produto ou uma solução direta, mas os desenvolvedores devem focar na busca por uma solução para problemas organizacionais da empresa. Devem agir com criatividade e buscar novas oportunidades de negócio.
  • Recrutamento de novos profissionais: neste caso, é praticamente um teste em tempo real, o foco é encontrar os melhores talentos que resistam à pressão e tenham alto poder de entrega em curtíssimo prazo.
  • Engajamento de plataforma: muito comum entre as linguagens de programação, este hackathon busca popularizar ou estimular o uso de tecnologias expondo suas novas funcionalidades.
  • Hackathons sociais: o objetivo deste tipo de hackathon é propor melhorias para os cidadãos e costumam envolver temas como política, segurança, mobilidade, educação e saúde.

GeekStream: O impacto das comunidades de tecnologia na sua carreira.

Quais os impactos de participar de um Hackathon ?

Sabemos que além dos profissionais terem um profundo conhecimento nas suas respectivas áreas para conseguir ingressar no mercado de trabalho outro ponto fundamental é o networking.

Networking é um dos pilares para conseguir uma colocação importante profissionalmente, mas outros pontos impactantes de participar de um hackathon, incluem:

  • Troca de experiência com outros participantes;
  • Remuneração e reconhecimento por ter participado ou vencido o desafio;
  • Contato com recrutadores de tecnologia;
  • Aprendizado e descoberta de novidades;
  • Desenvolvimento profissional acelerado;
  • Aumento de seu background de conhecimento distintos;
  • Oportunidade de aprimorar o seu trabalho em equipe;
  • Adicionar valor ao seu Curriculum;

Além disso, grandes empresas recrutam grandes talentos por meio de hackathons, assim fazem: Uber, IFood, Netflix, Mercado Livre entre outras.

Já imaginou ter a oportunidade de mostrar seu talento e capacidade de resolução de problemas para estas empresas e sair com um contrato assinado?

Também existem hackathons que buscam soluções para causas voltadas para uma comunidade ou sociedade de forma geral, como o Global Legal Hackathon, por exemplo.

O que é o Global Legal Hackathon?

O Global Legal Hackathon é um hackathon social, ou seja, visa melhorias na sociedade.

É uma iniciativa internacional que busca engajar faculdades, escritórios, empreendedores, empresas de tecnologia, governos, prestadores de serviços e outros atores do ecossistema da justiça no desenvolvimento rápido de soluções inovadoras, incrementais ou revolucionárias e que impactem positivamente o Ecossistema da Justiça.

Ele acontece anualmente e em várias cidades simultaneamente ao redor do mundo.

Podem participar empresas de quatro categorias diferentes:

  • Negócios;
  • Tecnologia;
  • Jurídico;
  • Design.

As equipes devem ser formadas por 4 a 8 participantes que acreditam numa Justiça melhor para poder transformar e impactar positivamente a vida das pessoas.

Vagas para programadores em back-end ou front-end nas empresas mais desejadas. Confira!

Como fazer um Hackathon?

Se você pretende organizar um Hackathon, saiba que, antes de mais nada, os organizadores devem definir a temática do evento, para que tenham um objetivo concreto, claro e bem definido, objetivando contornar um problema ou necessidade real.

A abrangência do evento deve ser delimitada e considerado se o hackathon será interno, destinado apenas aos funcionários, ou externo, aberto ao mundo.

Regulamento e premiação

Por fim, é preciso estabelecer as regras com orientações claras para quem for participar.

Como toda competição, precisa haver uma recompensa final, uma premiação ao vencedor – ou vencedores – e deve ser relevante o suficiente para despertar e atrair participantes.

Organize um ambiente confortável, com tomadas suficientes, internet wireless, e, se possível, um espaço isolado, como uma sala de reuniões para a privacidade das equipes e evitar fuga de informações exclusivas e relevantes.

Divulgar a competição também é fundamental para que diversas pessoas participem e para que o organizador encontre o melhor resultado para o seu problema. Utilize todos os canais de mídia que você tiver disponível para isso.

E você, já participou ou organizou hackathons? Conte sobre a sua experiência nestes eventos, como foi?

Categorias

Leituras Recomendadas

Quer receber conteúdos incríveis como esses?

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo de TI e carreiras tech.