1. Início
  2. Back-end
  3. Visual Studio Code como editor de texto padrão do Git

Visual Studio Code como editor de texto padrão do Git

visual studio code logo

Por que utilizar o Visual Studio Code como padrão do Git? Afinal de contas, o Git já utiliza o VIM como editor de texto no console.

Justamente por essa opção não permitir uma experiência otimizada para configuração e utilização do Git, simples assim.

Então veremos uma opção simples, mas que muitos desconhecem, que se refere a utilizar a interface gráfica do Visual Studio Code como editor default para a ferramenta de versionamento.

O que é o Visual Studio Code?

Em 2015 foi lançado pela Microsoft um editor de código destinado ao desenvolvimento de aplicações web chamado de Visual Studio Code, ou VSCode.

Ele é um editor de código prático e dinâmico utilizado por desenvolvedores de todo o mundo para operações de desenvolvimento como depuração, execução de tarefas e controle de versão.

Ele é multiplataforma, funciona em Windows, macOS e Linux e com suporte para JavaScript, TypeScript e Node.js e muitas extensões para outras linguagens, como: C++, C#, Java, Python, PHP, Go entre outras.

O VSCode é como um canivete suíço, ele fornece as principais ferramentas e extensões para o dia a dia no trabalho como programador.

Quer saber mais? Confira também quais as melhores extensões para o Visual Studio Code.

O que é o Git?

O Git é o sistema de controle de versão mais usado no mundo atualmente.

É um projeto de código aberto maduro e com manutenção ativa desenvolvido em 2005 por Linus Torvalds, sim, o mesmo cara do Linux.

oqueégit

O Git nos ajuda a controlar o fluxo de novas funcionalidades entre vários programadores no mesmo projeto com ferramentas para análise e correção de problemas quando o mesmo arquivo é editado por mais de um desenvolvedor.

Um número expressivo de projetos de software em todo o mundo dependem do Git para controle de versão, incluindo projetos comerciais e opensource.

Os conceitos originais do Git eram fazer um sistema de controle de revisão distribuído mais rápido que desafiasse abertamente as convenções e práticas usadas no CVS.

É desenvolvido principalmente para Linux, claro, e tem como característica ser muito rápido, peer-to-peer, seguro, flexível e com uma árvore de histórico completo disponível off-line.

Git, SVN e CVS — comparação das principais ferramentas de controle de versão de software.

Como configurar o VS Code como editor default do Git

Inicialmente, antes de configurarmos o git para utilizar o VSCode, devemos verificar se o Path do Code está corretamente instalado para o terminal.

Podemos fazer isso executando o comando code –help no terminal e se tudo funcionar corretamente, você poderá ver a lista de comandos que o Code tem disponível.

VS code com Git

Como corrigir os erros, caso ocorram?

Caso retorne a mensagem de comando não encontrado: erro de código. Deveremos proceder com a instalação do Path da seguinte maneira.

  • Abra o Visual Studio Code.
  • Abra a paleta de comandos, você pode fazer isso tocando na engrenagem no canto inferior esquerdo e selecione a opção da paleta de comandos ou com o atalho de teclado cmd + shift + p no MAC ou control + shift + p no Windows.
vscode-com-git-no-shell
  • Na guia que foi aberta, digite o seguinte código> Shell Command: Install ‘code’ command in PATH.
  • Pressione Enter e aguarde a instalação.
instalar-vscode-com-git

Tente novamente o comando code –help no terminal para verificar se tudo foi instalado corretamente.

Novas vagas para desenvolvedores com a sua stack ideal!

Configurar Git com Visual Studio Code

Com o path do Code instalado, podemos iniciar a configuração do Git.

Agora, para definir o Visual Studio Code como seu editor padrão, digite esta linha de código na linha de comando:

git config --global core.editor 'code --wait'

Para finalizar, verificamos que tudo funciona corretamente, abrindo o arquivo de configuração do git digitando no terminal:

git config --global -e
visual-studio-code-com-git-conferir-se-funciona

E está lá!

Depois de definir o Visual Studio Code como seu editor padrão, com o comando git config –global -e, vai abrir o arquivo .gitconfig global no Visual Studio Code.

A propósito, o comando –wait mantém o shell até que o Visual Studio Code seja fechado.

O comportamento comum é retornar o acesso ao shell assim que o Código do Visual Studio for carregado.

O Git aguarda o sinal do shell para confirmar as alterações do arquivo temporário para o arquivo principal.

Github ou Bitbucket: qual é o melhor?

Como definir o Visual Studio Code como seu difftool

Se você também quiser fazer com que o Visual Studio Code vire sua ferramenta de difftool padrão, você precisa entrar no arquivo de configuração global do Git.

Isso, você pode acessar através do comando git config –global -e mencionado anteriormente, mas é necessário adicionar essas entradas (ou substituir as já existentes):

[diff]
    tool = vscode
[difftool "vscode"]
    cmd = code --wait --diff $LOCAL $REMOTE

Você pode usar difftool para isso.

Para mostrar a diferença entre o commit mais recente (EXEMPLO) e um commit anterior (EXEMPLO~1), digite na linha de comando:

git difftool EXEMPLO~1 EXEMPLO

Pronto!

São dicas simples, mas acredito que relevantes, pois nas minhas primeiras tentativas de configurar o VSCode como editor default do Git, um erro de indisponibilidade do Code não me permitia avançar.

Isso resultou em certo esforço para resolução de minha parte, então decidi compartilhar a informação para que você não sofra como eu sofri.

Veja a continuação desse material no artigo Comandos Git mais utilizados para entender ainda mais sobre essa ferramenta incrível!

Gostou do conteúdo? Deixe seu feedback!

Categorias

Leituras Recomendadas

Quer receber conteúdos incríveis como esses?

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo de TI e carreiras tech.