visual studio code logo

Visual Studio Code como editor de texto padrão do Git

Por que utilizar o Visual Studio Code como padrão do Git? Afinal de contas, o Git já utiliza o VIM como editor de texto no console.

Justamente por essa opção não permitir uma experiência otimizada para configuração e utilização do Git, simples assim.

Então veremos uma opção simples, mas que muitos desconhecem, que se refere a utilizar a interface gráfica do Visual Studio Code como editor default para a ferramenta de versionamento.

O que é o Visual Studio Code?

Em 2015 foi lançado pela Microsoft um editor de código destinado ao desenvolvimento de aplicações web chamado de Visual Studio Code, ou VSCode.

Ele é um editor de código prático e dinâmico utilizado por desenvolvedores de todo o mundo para operações de desenvolvimento como depuração, execução de tarefas e controle de versão.

Ele é multiplataforma, funciona em Windows, macOS e Linux e com suporte para JavaScript, TypeScript e Node.js e muitas extensões para outras linguagens, como: C++, C#, Java, Python, PHP, Go entre outras.

O VSCode é como um canivete suíço, ele fornece as principais ferramentas e extensões para o dia a dia no trabalho como programador.

Quer saber mais? Confira também quais as melhores extensões para o Visual Studio Code.

O que é o Git?

O Git é o sistema de controle de versão mais usado no mundo atualmente.

É um projeto de código aberto maduro e com manutenção ativa desenvolvido em 2005 por Linus Torvalds, sim, o mesmo cara do Linux.

oqueégit

O Git nos ajuda a controlar o fluxo de novas funcionalidades entre vários programadores no mesmo projeto com ferramentas para análise e correção de problemas quando o mesmo arquivo é editado por mais de um desenvolvedor.

Um número expressivo de projetos de software em todo o mundo dependem do Git para controle de versão, incluindo projetos comerciais e opensource.

Os conceitos originais do Git eram fazer um sistema de controle de revisão distribuído mais rápido que desafiasse abertamente as convenções e práticas usadas no CVS.

É desenvolvido principalmente para Linux, claro, e tem como característica ser muito rápido, peer-to-peer, seguro, flexível e com uma árvore de histórico completo disponível off-line.

Git, SVN e CVS — comparação das principais ferramentas de controle de versão de software.

Como configurar o VS Code como editor default do Git

Inicialmente, antes de configurarmos o git para utilizar o VSCode, devemos verificar se o Path do Code está corretamente instalado para o terminal.

Podemos fazer isso executando o comando code –help no terminal e se tudo funcionar corretamente, você poderá ver a lista de comandos que o Code tem disponível.

VS code com Git

Como corrigir os erros, caso ocorram?

Caso retorne a mensagem de comando não encontrado: erro de código. Deveremos proceder com a instalação do Path da seguinte maneira.

  • Abra o Visual Studio Code.
  • Abra a paleta de comandos, você pode fazer isso tocando na engrenagem no canto inferior esquerdo e selecione a opção da paleta de comandos ou com o atalho de teclado cmd + shift + p no MAC ou control + shift + p no Windows.
vscode-com-git-no-shell
  • Na guia que foi aberta, digite o seguinte código> Shell Command: Install ‘code’ command in PATH.
  • Pressione Enter e aguarde a instalação.
instalar-vscode-com-git

Tente novamente o comando code –help no terminal para verificar se tudo foi instalado corretamente.

Novas vagas para desenvolvedores com a sua stack ideal!

Configurar Git com Visual Studio Code

Com o path do Code instalado, podemos iniciar a configuração do Git.

Agora, para definir o Visual Studio Code como seu editor padrão, digite esta linha de código na linha de comando:

git config --global core.editor 'code --wait'

Para finalizar, verificamos que tudo funciona corretamente, abrindo o arquivo de configuração do git digitando no terminal:

git config --global -e
visual-studio-code-com-git-conferir-se-funciona

E está lá!

Depois de definir o Visual Studio Code como seu editor padrão, com o comando git config –global -e, vai abrir o arquivo .gitconfig global no Visual Studio Code.

A propósito, o comando –wait mantém o shell até que o Visual Studio Code seja fechado.

O comportamento comum é retornar o acesso ao shell assim que o Código do Visual Studio for carregado.

O Git aguarda o sinal do shell para confirmar as alterações do arquivo temporário para o arquivo principal.

Github ou Bitbucket: qual é o melhor?

Como definir o Visual Studio Code como seu difftool

Se você também quiser fazer com que o Visual Studio Code vire sua ferramenta de difftool padrão, você precisa entrar no arquivo de configuração global do Git.

Isso, você pode acessar através do comando git config –global -e mencionado anteriormente, mas é necessário adicionar essas entradas (ou substituir as já existentes):

[diff]
    tool = vscode
[difftool "vscode"]
    cmd = code --wait --diff $LOCAL $REMOTE

Você pode usar difftool para isso.

Para mostrar a diferença entre o commit mais recente (EXEMPLO) e um commit anterior (EXEMPLO~1), digite na linha de comando:

git difftool EXEMPLO~1 EXEMPLO

Pronto!

São dicas simples, mas acredito que relevantes, pois nas minhas primeiras tentativas de configurar o VSCode como editor default do Git, um erro de indisponibilidade do Code não me permitia avançar.

Isso resultou em certo esforço para resolução de minha parte, então decidi compartilhar a informação para que você não sofra como eu sofri.

Veja a continuação desse material no artigo Comandos Git mais utilizados para entender ainda mais sobre essa ferramenta incrível!

Gostou do conteúdo? Deixe seu feedback!

Compartilhar
You May Also Like