Profissional valioso no mercado de TI

Mercado de trabalho TI: os profissionais mais valiosos

Na corrida pelo destaque, existem alguns perfis profissionais que são mais procurados — e melhor remunerados também. Que tal saber quais são eles?!
Compartilhar

O começo da pandemia trouxe o isolamento social, e o isolamento acelerou dramaticamente o ritmo de adaptação das empresas aos avanços tecnológicos já existentes no mercado de TI.

Os negócios que se adaptaram melhor e mais rápido tiveram maiores chances de sobrevivência.

As adaptações (que nunca param) exigem investimentos para aumentar a eficiência, a produtividade e, por consequência, a competitividade.

Para tanto, é fundamental contar com os profissionais de tecnologia certos, para desenvolverem soluções adequadas ao mercado e que garantam o diferencial de uma empresa.

Na corrida pelo destaque, existem alguns perfis profissionais que são mais procurados — e melhor remunerados também.

Que tal saber quais são eles e o que você precisa saber para garantir sua vaga no mercado de trabalho? Confira!

CLT versus PJ: optar pelo quê na área de TI?

Os profissionais mais procurados na área de TI em 2021 (por área)

programadores e computadores

Bancos de dados e segurança

Antes da pandemia algumas empresas já ofereciam a possibilidade dos funcionários trabalharem de casa.

Mas isso ocorria apenas em alguns dias da semana e em pouquíssimos setores (especialmente no de tecnologia).

A migração repentina para o home office aumentou absurdamente a necessidade dosempregadores por profissionais de TI qualificados para, dependendo da área de negócio:

  • Avaliar as necessidades da empresa e indicar os softwares e hardwares adequados que ela precisa para que seu negócio possa funcionar da maneira esperada
  • Migrar os dados e arquivos de trabalho para redes acessíveis remotamente;
  • Manter os dados e sistemas confidenciais protegidos contra vazamentos e invasões e em conformidade com a LGPD (lei geral de proteção de dados);
  • Migrar o negócio da empresa para a web;
  • Constantemente melhorar a qualidade da interação entre cliente e empresa em multiplataformas;
  • Analisar enormes quantidades de dados (big data) para definir estratégias certeiras de marketing e vendas, etc.

Esses são apenas alguns exemplos das necessidades exacerbadas pelo isolamento social.

Alguns dos profissionais mais requisitados, mais difíceis de se contratar e, portanto, mais bem pagos nesse nicho que lida intimamente com dados são:

  • Especialista em segurança da informação
  • Especialista de BI (business intelligence)
  • Arquiteto de big data
  • Profissional de computação em nuvem
  • Especialista em infraestrutura

Desenvolvimento

Responsáveis pela resolução de problemas por meio da tecnologia e desenvolvimento de softwares, esses profissionais correspondem a 40% das vagas mercado de trabalho de TI, de acordo com levantamento sobre as áreas mais quentes para profissionais de TI, da Conquest One.

Isso porque são os responsáveis pela criação de softwares, sistemas e aplicativos, recursos que alavancam qualquer negócio.

A grande demanda está no desenvolvimento de soluções mobile, ciência de dados e também em sistemas orientados à Internet das Coisas (IoT).

Alguns dos desenvolvedores mais procurados são:

  • Desenvolvedor full stack
  • Programador mobile (android/iOS)
  • Engenheiro de software
  • Desenvolvedor CRM (em português, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente)
  • Cientista de dados / Engenheiro de dados

Gerenciamento e otimização

Redução de custo (pela redução drástica de retrabalho), maior agilidade nos processos (pela melhoria na comunicação entre os colaboradores) e aumento na qualidade dos produtos entregues (pelo aumento da compreensão da equipe em relação às necessidades do cliente e por meio, também, da testagem sistemática e consequente redução de bugs).

Esses são alguns dos benefícios que se pode obter por metodologias como DevOps, Agile e a testagem de código, entre outras.

E que empresa ou desenvolvedor(a) autônomo(a) não precisa evoluir em pelo menos um desses aspectos, não é mesmo?

Nesse nicho, alguns dos cargos mais procurados são:

  • Analista DevOps / Especialista DevOps
  • Gerente de engenharia de sistemas
  • Testador de código
  • IT business partner

Apesar do crescimento dessas áreas, conseguir boas oportunidades de carreira não é uma tarefa simples.

É fundamental aprimorar constantemente seus conhecimentos e entender o que as empresas buscam de cada perfil profissional.

Agile, Scrum e Kanban: tudo que você precisa saber!

No mercado de TI, o que você precisa saber para se destacar?

desenvolvedores no ambiente de trabalho

É importante destacar que as demandas mudam constantemente, então adaptabilidade é um dos pontos chaves no mercado de TI.

Há oportunidades desde posições que exigem um forte embasamento teórico e de arquitetura de sistemas, com linguagens queridinhas como C#, VBA, .NET e Python, até posições voltadas para Front-End que exigem conhecimentos em softwares específicos como Photoshop, Illustrator e alto senso estético.

Também estão em ascensão algumas habilidades que poucos profissionais dominam, como cibersegurança e internet das coisas (IoT), o que significa que se você se dedicar a alguma delas, pode ter um futuro brilhante pela frente.

O ideal é estudar as empresas com as quais você se identifica.

Também conversar com profissionais que já ocupam cargos que você procura e trilhar uma carreira de constante crescimento e aprendizado, aprofundando-se nos conceitos que mais domina.

Para os desenvolvedores, segundo a base de dados da GeekHunter, os conhecimentos, linguagens e habilidades mais procuradas por empresas hoje em dia no Brasil são as seguintes:

Cibersegurança

Com a migração de muitos trabalhadores para casa e de muitos negócios para a web, a importância de se garantir a segurança dos sistemas e dados de uma empresa e dos seus clientes é, hoje, maior que nunca.

Os dados precisam estar seguros e acessíveis, a qualquer hora e de qualquer lugar.

É importante acompanhar as tendências, os protocolos e as leis de segurança, como a LGPD por exemplo, que entrou em vigor no final de 2020.

Essa área engloba a segurança de informações e dados, segurança de nuvem, segurança de aplicação e segurança de terminais. Se você tem interesse em trabalhar com cibersegurança, pode começar estudando AWS (Amazon Web Serviçes) e desenvolver uma boa compreensão das vulnerabilidades dos sistemas e redes com os quais vai trabalhar.

Ciência de dados

Com a ascensão de ciência de dados, Python tornou-se uma das linguagens mais valorizadas. O crescimento irá manter-se para os próximos anos, já que a área de TI mais promissora é Ciência de Dados, segundo o Fórum Econômico Mundial.

Mas por que Python? A Phyton nasceu em 1980, no Centro de Matemática e Ciência da Computação, que fica em Amsterdã.

É uma linguagem essencialmente estatística e com menor complexidade de aprendizado, o que a torna perfeita para matemáticos, estatísticos e economistas, a grande massa de profissionais que migra para a área de ciência de dados.

Obviamente, isso não impede que um programador que conheça e entenda de Python migre para a profissão. A oportunidade é imensa no país!

>>Leitura Recomendada:
Fundamentos de Python para análise de dados

Desenvolvimento mobile

A proliferação dos aplicativos como ferramentas de interação entre empresas e clientes também está demandando dos profissionais de TI conhecimentos em desenvolvimento para o sistema operacional Android, que detém 90% do mercado de smartphones.

Ter um app publicado conta muito, especialmente se tiver obtido um bom sucesso nos downloads.

Para desenvolvimento Android você vai precisar fazer o download do Android Studio e aprender pelo menos uma das linguagens usada para o desenvolvimento desses apps.

Java é a principal delas, mas também é possível usar Kotlin (uma linguagem mais moderna), C/C++, entre outras.

Agora, você também pode aprender Swift para se especializar em desenvolvimento iOS, a linguagem mais usada atualmente para essa plataforma.

Ela foi criada para ser simples de aprender, e como os salários de desenvolvedor iOS são muito bons, vale a pena ver se você se encaixa no perfil.

Internet das coisas (IoT)

O 5G começou a ser implementado no Brasil, mas ainda vai levar pelo menos mais um ano para que chegue a todas as capitais brasileiras.

O que talvez poucas pessoas saibam é que essa tecnologia impacta muito as possibilidades de negócios, além das expectativas imediatas de aumento da velocidade de navegação.

O 5G está estimulando a discussão sobre inteligência artificial, automação, internet das coisas e realidade aumentada e realidade mista.

Para quem trabalha com tecnologia, isso se traduz em novos nichos de trabalho. E quem começar a estudar antes, sai na frente.

As linguagens em destaque aqui são Rust (uma das linguagens favoritas hoje em dia, pois é excelente para aplicações que precisam de bom gerenciamento de memória e velocidade), JavaScript e Python, procurar aprender sobre sensores e comunicação wireless (sem fio) e se manter em contato com uma comunidade de desenvolvedores que estejam experimentando nessa área (que provavelmente será uma comunidade internacional).

20 dicas para subir de cargo como desenvolvedor

Melhorando o currículo de um profissional de TI

pessoa desenvolvedora estudando

Não se esqueça de que, mercado de trabalho de TI, é vital buscar certificações profissionais em cada uma das áreas em que você se especializar.

São as certificações que enriquecerão seu currículo e trarão mais oportunidades de trabalho.

Se você quiser saber quais são as certificações mais demandadas no mercado de trabalho, confira nosso post Conheça as 10 certificações em TI mais requisitadas no Brasil​ e comece a se planejar!

Outro diferencial é não ficar apenas na área técnica, mas buscar capacitação e certificações na área de gestão, como é o caso de governança em TI e gerenciamento de projetos.

Uma certificação PMP, por exemplo, abre portas para que você se torne líder de projetos na empresa e avance ainda mais na carreira.

Você também pode optar por aprender de forma personalizada, conforme os seus anseios de carreira.

Busque cursos online, bootcamps, formações e até mesmo a leitura da documentação de determinada linguagem ou framework que for interessante para você.

O segredo é nunca estar satisfeito com o seu nível atual, pois sempre existe mais coisas a serem aprendidas e executadas.

Veja aqui como criar um currículo matador como programador!

Lembre-se sempre de se manter em atividade, com projetos pessoais ou atuando no seu emprego, pois conhecimento parado não muda realidades e não evolui!

Você já atua em alguma dessas áreas de TI? Quais conhecimentos considera indispensáveis para se tornar um bom profissional?

Compartilhar
You May Also Like