quatro devs programando e conversando

Entenda como as soft skills vão melhorar o seu código!

À primeira vista, a programação parece ter tudo a ver com habilidade técnica, mas são as soft skills que te fazem subir o nível na programação.

É por isso que muitos(as) jovens desenvolvedores(as) subestimam a importância das soft skills (ou habilidades pessoais) e se concentram apenas no desenvolvimento de suas habilidades técnicas.

Mas ignorar o desenvolvimento das soft skills pode levar a problemas sérios, como a comunicação ineficaz com os membros da equipe ou clientes, o que pode impactar as operações da empresa, bem como a carreira da pessoa desenvolvedora.

Neste post, veremos por que desenvolver habilidades sociais é vital e quais delas podem te ajudar a se tornar um(a) desenvolvedor(a) de software requisitado(a).

Vamos lá? Esse é o conteúdo que você vai ver hoje!

O que são soft skills

um homem e uma mulher programando juntos, um exemplo de soft skill programação
A colaboração é uma soft skill importantíssima, você verá mais no decorrer do artigo!

São atributos individuais que permitem manter boas interações com outros e com o mundo ao seu redor.

As soft skills são subjetivas e é difícil quantificá-las. Elas estão relacionadas à maneira como você interage e se relaciona com outras pessoas.

Essas skills também são conhecidas como habilidades interpessoais. Algumas delas são flexibilidade, liderança, comunicação, paciência, motivação, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e ética de trabalho.

Esses atributos têm como característica serem capacidades não técnicas ou específicas para um posto de trabalho, sendo úteis portanto em qualquer área profissional.

Em outras palavras, soft skills são conjuntos vastos de componentes como habilidades, atitudes, hábitos e boas práticas que, quando corretamente combinadas, tendem a maximizar o trabalho de uma pessoa.

Programação para iniciantes: dicas de carreira para quem está começando!

Porque preciso de soft skills em programação

homem programando sozinho de fone, soft skill programação
A resiliência também é uma aliada poderosa!

Desenvolver soft skills para programar melhora a convivência entre as pessoas envolvidas num mesmo projeto.

Já se foi o tempo em que as únicas expectativas em relação às entregas dos desenvolvedores giravam em torno de suas habilidades de desenvolvimento de software e habilidades técnicas.

Escrever o código certo e executar testes ainda são os pilares das atividades do desenvolvedor, é verdade.

Mas à medida que a indústria de software se integra aos negócios, as expectativas em relação ao trabalho dos desenvolvedores evoluem.

Pare de ser um profissional “entregador de card”. O time e a empresa estão esperando mais de você!

Você conversará com seus colegas (designers, engenheiros de controle de qualidade, gerentes de projeto, executivos) e outras partes interessadas, além de lidar com dificuldades e pressão.

É por isso que as habilidades sociais são uma parte importante de sua caixa de ferramentas como desenvolvedor de software, bem como a vontade de aprendê-las.

Veja as 15 soft skills mais requisitadas em 2021 numa perspectiva do recrutador!

Como o líder identifica as soft skills na área de programação

reuniao de empresa com mulher falando
O trabalho em equipe e a comunicação são outras soft skills que você precisa desenvolver!

A análise deverá ser feita no dia-a-dia para se interpretar o que cada um tem a acrescentar à equipe.

Para então direcionar as atividades de cada um de acordo com suas habilidades tanto técnicas quanto pessoais – elevando muito a eficiência do trabalho a ser feito.

A primeira avaliação de personalidade costuma acontecer durante a entrevista. Então tenha em mente quais são os seus pontos fortes, as soft skills que você tem para oferecer ao time e procure deixar claro quais elas são.

Mas na entrevista, dependendo de como ela é conduzida, essa avaliação pode ser um tanto superficial, de maneira que o(a) líder da equipe precisará tomar parte da tarefa dessa avaliação para si, no dia a dia.

Sabendo disso, uma maneira de se destacar é trabalhar as suas soft skills e procurar demonstrá-las nos momentos em que forem relevantes. Mas cuidado para não forçar algo que não é genuíno.

Descubra quais são os seus verdadeiros pontos fortes e valorize-os o quanto puder. Mas lembre-se que há algumas soft skills básicas para qualquer profissional se dar bem no ambiente de trabalho.

É sobre elas que vamos falar em seguida.

Aproveite para ver 20 dicas para subir de cargo em programação

As soft skills básicas para programação

homem programando
Veja agora as soft skills que você deve focar primeiro.

Comunicação

Os desenvolvedores de software muitas vezes passam horas trabalhando sozinhos no mesmo ambiente e na mesma tarefa.

Porém, ter excelentes habilidades de comunicação ainda é necessário porque raramente você está codando todo o sistema sozinho.

Além de outros desenvolvedores, você também vai se comunicar com uma tanto de gerentes e outros membros da equipe.

A comunicação pode ser especialmente desafiadora quando adicionamos o fator do trabalho remoto. A melhor coisa a fazer é definir os termos e as expectativas no início do cronograma do projeto.

A chave para uma comunicação eficiente é ouvir. Os desenvolvedores de software muitas vezes se encontram em uma situação em que apenas eles sabem como consertar algo ou entendem por que a ideia de outra pessoa é inviável.

Muitas vezes, pode parecer paternalista se você rejeitar imediatamente o pensamento dessa pessoa. Portanto, pratique a escuta ativa, o contato visual e certifique-se de explicar o seu ponto de vista de uma forma que todos possam entender.

Algumas coisas a ter em mente para se comunicar com eficácia:

  • Fale com clareza e convicção: as pessoas prestarão mais atenção ao que você diz se você falar com confiança.
  • Ouça: Os melhores comunicadores passam tanto tempo ouvindo quanto falando.
  • Não interrompa a pessoa que está falando: deixe-a dizer o que quer e, em seguida, coloque o que tem a dizer.
  • Pratique! Muitas vezes a insegurança na hora de falar ou alguns erros acontecem porque há pouca prática.
    • Se for uma apresentação para mais pessoas, treine antes! Repita uma, duas, três vezes, até grave se achar necessário, para avaliar depois seu desempenho.
    • No dia a dia, como você não conseguirá treinar, busque brechas na comunicação de outros para dar a sua opinião, mesmo que não for pedida. Entendo muitas vezes você não tem vontade de se expor, mas vá de coração aberto para contribuir”

Colaboração

Não tem como um pessoa desenvolvedora escapar de trabalhar em equipe. Seja como front-end, back-end, full stack ou DevOps, cada função é uma peça crucial do quebra-cabeça da empresa, e você tem que se dar bem com as pessoas.

É muito comum os executivos e funcionários de uma empresa afirmarem que a falta de trabalho em equipe foi a principal razão para o fracasso de um projeto.

Muitos devs afirmam que um ambiente colaborativo e uma boa rede de apoio entre profissionais é o que os faz permanecer nas suas empresas.

E um bom trabalho em equipe se constrói a partir de grupo de pessoas escolhido com cuidado, o que ocorre antes do início do projeto.

Trabalhar em equipe não significa concordar com todos sobre tudo. Na verdade, saber expressar opiniões divergentes e relevantes pode ser o que torna as empresas realmente bem-sucedidas.

A ideia do trabalho em equipe é encontrar um equilíbrio e usar suas soft e hard skills para tornar o projeto o mais agradável e bem-sucedido possível para todos os que estão trabalhando no projeto.

Resolução de problemas

Se você der um passo para trás e olhar para o desenvolvimento de software de uma perspectiva mais ampla, perceberá que realmente se trata de resolver problemas complexos.

Trata-se de projetar sistemas operacionais, manter sistemas de software de contabilidade, corrigir bugs etc.

Pessoas desenvolvedoras estão constantemente lidando com problemas, seja para entregar suas tarefas ou corrigir bugs que suirgiram.

A maneira como você lida com um problema afetará a empresa e o projeto no qual está trabalhando.

Procure se desafiar para resolver um problema complexo, pensar criativamente e apresentar abordagens não tradicionais.

Procure estar ciente do problema que está enfrentando e compreender que há mais de uma solução possível.

O grupo avaliará as soluções colocadas e escolherá aquela que funcionará melhor. O importante é você oferecer uma solução viável.

Autogerenciamento

Quando você tem muito o que fazer, saber administrar seu tempo é fundamental. Quanto tempo você gasta se planejando? E codando? Quanto tempo gasta em reuniões?

Gerenciar seu tempo de forma eficiente permite que você se concentre no que é mais importante e realize as tarefas com mais eficiência.

Técnicas como a Pomodoro (em que você trabalha por um determinado período de tempo em uma tarefa, faz uma pausa e depois volta para ela) ou Kanban (em que você visualiza suas tarefas numa lousa) são ótimas maneiras de construir uma rotina ou aprender a concentrar sua atenção se você precisar se dividir entre múltiplas tarefas.

Embora às vezes surja a necessidade de se dividir em multitarefas, é cientificamente comprovado que isso não funciona. O que você faz é gastar energia para ficar trocando de foco constantemente. Não faça isso.

Não dar atenção total a algo significa que as tarefas demoram mais para serem concluídas e é mais provável que você cometa erros.

Se você costuma realizar várias tarefas ao mesmo tempo, estabeleça prioridades claras e, em seguida, use uma das técnicas mencionadas acima para ajudá-lo a se concentrar.

Você ficará surpreso com o quão mais rápido você realiza as coisas quando eles têm toda a sua atenção!

Responsabilização

Os desenvolvedores, assim como qualquer profissional, sempre cometerão erros. Alguns terão mais impacto do que outros. Alguns podem até passar despercebidos.

No entanto, aceitar e assumir os próprios erros é uma soft skill que você deve trabalhar tanto para sua carreira quanto para sua vida pessoal.

Erros acontecerão, mas os desenvolvedores devem usar isso como uma oportunidade de aprendizado ao invés de perder tempo (e queimar seu filme) tentando se esquivar da responsabilidade.

Lembre-se de que a responsabilidade é uma via de mão dupla. Se admitir erros não é bem recebido pela administração de sua empresa e se as pessoas são punidas por cometer erros, então sua empresa também é culpada pela falta de responsabilização.

O erro na área de tecnologia deve ser tratado como algo normal, pois ele vai acontecer.

Recomendo você treinar o seguinte: esteja mais consciente quando reportarem algum erro seu ou forem dar algum feedback negativo. Não entre na defensiva e fique se justificando. Escute com atenção e absorva. Isso vai te fazer um bem enorme.

Conclusão

tela de computador com linguagens de programacao

Talvez você esteja pensando “poxa, além de ser bom em escrever códigos e testar, agora preciso ter todas essas soft skills? Eu sou um desenvolvedor, não um super-herói. Minhas habilidades de tecnologia devem ser o suficiente.”

Mas olha só que legal: você provavelmente já tem a maioria dessas habilidades dentro de você.

Talvez só não saiba disso. Esperamos que este artigo o ajude a descobrir algumas delas e a desenvolver as outras – afinal, elas estão todas conectadas 😉

Então descubra as suas soft skills e avance para o sucesso! Quanto mais você se conhecer, melhor!

FAQ Soft skills para programação

Porque preciso de soft skills em programação?

Desenvolver soft skills melhora a convivência entre as pessoas envolvidas no projeto. Além de só entregar tarefas e fazer seu trabalho, as soft skills favorecem trocas entre o time e melhoram o trabalho de todos, tornando o ambiente de trabalho melhor.

Como o líder identifica as soft skills na área de programação?

A análise é feita no dia-a-dia, em que o líder identifica onde cada pessoa se encaixa melhor dentro do time para realizar o trabalho da melhor forma. A primeira avaliação de personalidade acontece na entrevista. Procure demonstrar soft skills nos momentos em que forem relevantes. Mas cuidado para não forçar algo que não é genuíno.

Quais são as principais soft skills para programação?

Comunicação, colaboração, resolução de problemas, autogerenciamento e responsabilização.

Compartilhar
You May Also Like