Você está trabalhando em uma empresa tradicional e ganhando um bom salário, mas tem dúvidas se sua carreira está no caminho certo? Isso é bastante comum e não acontece só com você. Ter incertezas de como lidar com a carreira é um dos desafios da geração Y, formada por pessoas nascidas entre 1980 e 1995 e que geralmente preferem trabalhar em ambientes informais e com atividades desafiadoras, como as empresas de alta tecnologia. Saber quando é o momento certo de mudar pode ser complicado, mas nós vamos te ajudar! Elaboramos quatro dicas essenciais que te auxiliarão a definir o próximo passo na carreira e a ter um futuro profissional promissor. Confira!
Conheça-se
Autoconhecimento é um processo contínuo e uma jornada sem fim, já que o “você” de 25 anos não será o mesmo “você” de 55 anos. Então, fique sozinho, sente, medite, reflita, questione, se olhe no espelho. Observe as pessoas, principalmente aquelas que gostam do que fazem, veja como elas trabalham. Você provavelmente vai descobrir que ser bem sucedido é muito mais fácil do que ser valorizado.
Dois livros que podem te ajudar nesse processo são “The Seven Habits of Highly Effective People” de Stephen Covey e “How to Win Friends and Influence People” de Dale Carnegie. O primeiro é resultado de inúmeras pesquisas feitas em publicações sobre sucesso que vão desde biografias até simples manuais e livros de autoajuda. O segundo é um livro curto e repleto de conselhos. É prático, enfatiza a ação mais do que somente ideias. Por meio de exemplos, ele mostra exatamente como agir segundo seus princípios, e diminui as chances do leitor de se debater ao colocar as ideias em práticas.
Os hábitos formam uma pessoa. De nada adianta todo esse exercício de reflexão se não for posto em prática. Monges e santos que meditam nas montanhas alcançam um resultado menos impactante do que as pessoas que enfrentam seus medos, resolvem problemas reais e que experimentam o fracasso antes do sucesso. O autoconhecimento não deixa de ser uma ferramenta para a evolução e o sucesso.
Acompanhe as tendências
Estar ligado no que acontece no mundo da política e da economia é crucial para você não se tornar um alienado em cultura geral, mas quando o assunto é o seu futuro profissional, só isso não basta. O universo da informação está em constante transformação, e cada vez mais rápido! Como, então, acompanhar todas essas mudanças? Bom, você pode começar favoritando sites com temáticas interessantes em seu navegador e sempre que tiver um tempinho entre uma atividade e outra dar uma olhada nas novidades. No mundo da tecnologia, por exemplo, você pode acessar sites como oProfissionais de TI,Olhar Digital e ComputerWorld. O Quora também é um ótimo site onde você pesquisa qualquer tema que te passar pela cabeça e encontra respostas com conteúdo, e não um monte de besteiras.
Além disso, jornalistas que cobrem a área de tecnologia normalmente apontam tendências antes daqueles que não seguem essas notícias com tanta frequência. Investidores estão sempre atrás de inovações e veem tudo antes dos outros. Fique ligado neles!
Estude programação. Quando uma nova ferramenta aparece no mercado, ela geralmente predita quais tipos de tecnologias serão desenvolvidas no futuro. E não deixe de assistir TED vídeos. Eles tratam de temas que estão em alta e chamam os experts mundiais para falar sobre esses assuntos. É sensacional!
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Escolha um mentor para a sua carreira
Networking. Tá aí um processo que demanda tempo e jogo de cintura, mas que é fundamental para alavancar sua carreira profissional. Um dos primeiros passos para aumentar sua rede de contatos é participar de eventos, principalmente aqueles relacionados com o seu campo de atuação. Eventos de startups e meetups são o ambiente propício para firmar parcerias e ampliar cada vez mais a sua rede de contatos profissionais. Esse link exibe uma agenda de eventos nos Estados Unidos só da área de tecnologia, e esta empresa acredita que explorar opções, desenvolver habilidades e conecções deve ser tão simples quanto sair pra almoçar com os amigos. Assim, ela promove pequenos eventos de network e aprimoramento também nos Estados Unidos.
O linkedin é outra ótima ferramenta para criar e manter contatos, além de permitir que você fique por dentro dos assuntos que mais te interessam. Esse post no nosso blog te ajuda a turbinar o seu perfil nessa rede.
O mentor de sua carreira pode ser uma pessoa experiente que você conhece e que pode te dar dicas e conselhos, ou até mesmo alguém que não seja próximo, mas tenha uma história inspiradora e que você possa acompanhar por meio de leituras, por exemplo. Converse sobre seus objetivos profissionais com seus amigos e familiares, eles talvez conheçam alguém que possa ajudar você a seguir seu caminho. Às vezes a oportunidade que você deseja vem de quem você menos espera.
Pratique o ócio criativo
Sabe quando você está com a mente totalmente desligada, numa caminhada ou debaixo do chuveiro, e de repente percebe que sua cabeça está borbulhando de ideias? Isso é o que chamamos de ócio criativo.
Dedique-se às suas paixões e seus hobbies, invista mais em atividades de lazer e exercícios físicos, mas não espere descobrir do nada uma habilidade mirabolante que vai decidir o rumo da sua vida. O escritor Cal Newport, em seu livro “So good they can’t ignore you”, coloca contra a parede o clichê “trabalhe com algo que você ama” e explica que existem 3 fatores determinantes da felicidade profissional: competência, autonomia e impacto. Além disso, muitos amam o que fazem porque se tornaram bons naquilo, e não o contrário. Lembre-se disso quando você se sentir desmotivado.
Se você ainda não se perguntou, é provável que algum dia você se questione se sua vida profissional está no rumo certo. E aí, o que fazer? Deixe sua sugestão num comentário abaixo. Você também pode aprender como negociar o seu salário durante a entrevista de emprego.